domingo, 5 de abril de 2015
A Regra 20 70 10 - Qual a sua opinião???
"Provavelmente você já ouviu falar na regra acima, cunhada por Jack Welch, o ex-CEO da General Eletric considerado o CEO do século.
De acordo com Welch, a regra 20 – 70 – 10 representa a curva de vitalidade da empresa, sobre a qual se constrói o processo de meritocracia, fundamentado nos pilares: Premiar ( os 20% melhores), Manter (os 70% que compõem a média) e Afastar ( os 10% de pior desempenho). "
Leia o artigo completo clicando aqui!
Apos a leitura participe da dinâmica de debates estabelecida no blog!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A regra citada no texto mostra que a politica de meritocracia é essencial para o funcionamento de um organismo corporativo. Dito isso, é preciso que os integrantes desse organismo busquem a sua excelência por todo o tempo e com isso os resultados positivos ficam quase que inevitáveis dentro desse organismo, no caso do texto a empresa General Eletric. Porém é preciso ter cuidados para que esse tipo de mecanismo não seja selvagem e faça com que os funcionários passem por cima de determinadas regras apenas pelos resultados numéricos que a corporação busca. Acredito que a política meritocrática é essencial a uma empresa, mas em conjunto com uma serie de medidas que devem ser preestabelecidas.
ResponderExcluirEu nunca tinha ouvido falar desde gráfico. Achei muito interessante o fato de existir na empresa "metas" de premiações para desempenho (20) o encorajamento para os que estão flutuando nos 70 e o corte dos 10. Quero discutir um ponto. Se uma empesa segue isso medida, na hora da demissão, após identificados os 10, ainda assim foram vistos alguns dentre os 70, mas que estão muito próximos dos 10 estou impossibilitado de demitidos por gestão? Ou, na hora de premiar os 20 e identifico no meio dos 70 alguns realmente muito bons que ficaram delicadamente próximos dos ultimos dos 20, por que não premiá-los?! O que quero dizer, não pode haver uma flutuação nessas porcentagens? Precisa ser 20 70 10? Não podem haver outras combinações de números, mas na mesma lógica?
ResponderExcluirConcordo plenamente com a ideia do 70/20/10, pois em um sistema coorporativo é necessário mante-lo em periódico movimento para estimular seus integrantes. Vejo a justificativa do 70/20/10 da seguinte forma:
ResponderExcluir70% do sistema deve ser mantido, pois não tem como sair promovendo todo mundo de qualquer forma e até mesmo porque uma corporação necessita ter pessoas que gostam de estar na posição que se encontram e não se sentem necessárias de mudar de posição.
20% são as pessoas que oxigenizam internamente a empresa com ideias inovadoras, buscam diferenciação e poderão ser os futuros CEO que irão indicar o rumo da empresa nos próximos anos, além do que somente depois de uma criteriosa seleção é que chegaremos a esses 20% merecedores da promoção, além do que 20% nos remete a teoria do 80%/20% (principio de pareto), onde 80% do sucesso da empresa irá vir dos 20% melhores que deverão ser promovidos.
10% são as pessoas que não estão mais alinhadas com a politica da empresa e não se consegue mais recupera-las ou estão querendo sair, ou mesmo estão desalinhados com os objetivos da empresa, além dessa saida de 10% viabilizar a contratação de outras pessoas que irão oxigenizar a empresa com novas ideias de fora.
Como informado no inicio do texto o 70/20/10 é uma regra que foi utilizada na GE e também seguida a risca por Paulo Lemann foi bem aplicada em suas empresas, mas não é uma regra geral. Portanto, nada melhor que muita leitura, network e experiencia de vida para te ajudarem a definir qual será sua regra de gestão.
O conceito de meritocracia está presente hoje em grandes empresas multinacionais, dentro deste contexto estas empresas conseguem atrair jovens talentosos que podem compor estes 20% da curva onde estes tem algo especial o chamado brilho nos olhos o que para eles dentro de uma seleção dentre milhares apenas uma dezena são escolhidos, estes jovens normalmente entram nas empresas através de programas de Trainee e são vistos como o futuro da Companhia, as empresas tem a opção ainda de pegar pessoas não tão brilhantes através de outros programas e as tornarem boas no que fazem a fim de trazer bons resultados para a empresa como é o caso do programa de estágio e etc estes são os 70%. Essa regra tem exceção como qualquer outra pois uma pessoa não tão brilhante pode se tornar uma grande estrela dentro da empresa já que a cultura é baseada em meritocracia alguns jovens se agarram nesta oportunidade para garantir um rápido crescimento dentro da empresa. Algumas empresas vão mais longe e quando os seus Gerentes passam a asumir posições estratégicas dentro da empresa passam a ser acionistas da empresa , uma boa oportunidade pois os acionistas que possuem cargos chave dentro de uma empresa pode encarar aquilo como seu própio negocio e trazer resultados ainda maiores pois ele acredita na sua empresa por menor que seja sua participação mais o segredo da meritocracia é o crescimento constante , o que pode virar ambição e horas dedicadas ao trabalho quando se quer alcançar um objetivo. Temos aquela minoria desinteressada acanhada normalmente pessoas que não aderem a cultura da empresa essas podem se sentir acuadas dentro do ambiente de trabalho por algum motivo , pelo fato de não entregar metas ou pelo simples fato de não aderir a cultura essa parcela sempre vai existir dentro de grandes multinacionais que seguem essa cultura.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEsta regra 20 – 70 – 10, confesso que nunca tinha ouvido falar. Considero que para que possamos ter uma equipe trabalhando em sincronia, precisa-se aplicar regras como essas, até para que os melhores funcionários fiquem em um patamar elevado, acredito que o sistema de gratificação realmente é muito útil, servindo assim até para motivar os que foram classificados como '70'. Entendo que os '70' estariam em uma situação de pressão para conquistar a gratificação, mas assim seria o ideal para manter o foco na empresa. Acredito que a implantação de outras políticas como essa, seriam muito interessante, o ideal seria ter uma política a mais para prevalecer o desenvolvimento do trabalho em equipe, assim fazendo com que os funcionários pudessem se ajudar, e serem premiados de outras formas. Essas análises deveriam ser estudadas criteriosamente, para que não seja feita nenhuma covardia na empresa e desmerecer funcionários por engano.
ResponderExcluirDaniel Falcão.
Acredito que essa regra 20-70-10 adotado por Jack foi a melhor que já ouvi fala,onde ele utiliza a meritocracia como base para selecionar o seu quadro de funcionários,tornando assim justo e colocando a frente na administração os melhores,apesar das criticas ele foi muito feliz pois através dessa divisão ele pode obter resultados muito bons.Outro ponto que não poderia de comenta é em relação ao momento em que ele tentara mudar e aumenta para 30% o grupo de alta performance, nesse momento ele foi brilhante por que ele aumenta o grupo de pessoas com qualidade na gestão, aumenta os parâmetro para organiza grupo intermediário, ou seja, diminui o numero de intermediário e aumenta o numero de pessoas com baixa performance,tornando assim 30-50-20.
ResponderExcluirBom, eu nunca ouvir falar nessa Regra 20-70-10. Mais concordo com Jack Welch, pois a gestão apoio total o irrestrito de toda a liderança da empresa. Fazendo com que os funcionários e a empresa tenha uma sustentabilidade maior, tendo valores, cultura, equilíbrio, fazendo com que as pessoas promovam um crescimento empresarial e social. A Regra 20-70-10 procura fundamentos adequadros para a empresa gerar resultados tanto interno como externo na empresa, fazendo como com que a empresa cresça.
ResponderExcluirNão conhecia a Regra 20- 70- 10, mas alguns desses fundamentos já vi ser aplicado. A regra é bem interessante e importante também para a obtenção do desempenho da empresa, pois se houver membros que não executam bem seu trabalho, isso influência nos resultados, rendimento, performance. Um dos pontos positivo da regra, é criar um ambiente de aprendizado e foco na qualidade, assim a empresa terá resultados satisfatórios e com qualidade.
ResponderExcluirTambém nao conhecia essa tal regra dos 20-70-10, e não gostei.
ResponderExcluirComo dito no texto base, esse sistema só é valido se aplicado um teste preciso e rigoroso de avaliação de desempenho.
Acredito eu, isso ser apenas possível de ser aplicado em grandes empresas, com números elevados de funcionários de função semelhante, pois não vejo como demitir 10% do efetivo de uma empresa que não tenha essa condição.
Bom, eu como CEO de uma empresa, não usaria esse método.
Eu concordo com a regra de Jack Welch em relação a presença, na empresa, de funcionários com diversos níveis de qualificação. Acho que nas organizações encontram-se pessoas excepcionalmente qualificadas, outras medianas e outras desqualificadas. Acho ainda que pessoas desqualificadas. Existem pessoas desqualificadas que também têm uma personalidade negativa que afeta negativamente colegas de trabalho e pessoas que são desqualificadas mas afetam os outros positivamente. Acho que esses dois tipos de funcionários podem passar por processos de treinamento. O primeiro tipo passaria não só por treinamento mas também por avaliação e apoio psicológico para que se encontre uma forma de adequá-lo à empresa de uma forma que ele possa aumentar sua satisfação e melhorar sua natureza negativa, as vezes realocando-o em uma função em que se adapte melhor. Em alguns países, como Japão, isso é feito em parceria entre empresa e governo. O segundo tipo apenas por treinamento. Se mesmo com essas ações o funcionário continuar desqualificado para atuar na empresa ou prejudicar o trabalho de outros, não deve ser abandonado pela empresa, mas, sim, continuar no programa de apoio pelo tempo que for necessário, podendo ser realocado mais vezes, até mesmo em outras empresas e outras profissões.
ResponderExcluirEm relação aos 70% pode-se encontrar formas de motiva-los com recompensas para resultados pelo menos um pouco além das expectativas.
A meritocracia para os 20% excepcionais é uma boa estratégia.
Eu, como alguns colegas, também não conhecia a Regra 20-70-10 e achei muito interessante sua aplicação. É extramente necessário que cada empresa possua avaliação de desempenhos de seus colaboradores por vários motivos: seja para incentivá-los, para empresa oferecer mais treinamento ou mesmo para fundamentar suas demissões, transferências, etc. Porém, é interessante ressaltar o que foi posto no texto: Estes mecanismos de análise de desempenho devem ser bastante criteriosos, objetivos e efetivos. A regra cria uma cultura de aprendizado, desenvolvendo as pessoas e, assim, eleva o padrão da organização em que é aplicada. Daí se faz necessário que cada profissional busque capacitação e engajamento na empresa.
ResponderExcluirApesar de eu nunca ter ouvido falar nessa regra dos 20-70-10 de Jack Welch, eu achei super interessante e acabei parando para pensar e percebi que realmente muitas empresas fazem isso ate mesmo sem conhecer essa regra. Em toda empresa tem as pessoas que merecem destaque pela sua dedicação, ai estão os 20% melhores que merecem ser premiados. O mais comum são as pessoas medianas, que fazem tudo na medida do possível para estarem naquela empresa, portanto esse grupo representa 70% da empresa e devem ser mantidos. E por fim, existem as pessoas que não se mostram interessadas, e representando os 10% acabam por serem afastadas da empresa pelo seu desempenho ruim.
ResponderExcluir